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segunda-feira, 15 de março de 2010

Jogos Eletrônicos Produzem Comportamentos Violentos?



oi .....hoje visitando o site de metareciclagem(http://http//www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/MetaReciclagem/WebHome%29 foi abordado no mesmo um tema que me gera muitas inquietações,pois será que os jogos eletronicos produzem comportamentos violentos por parte de jovens e crianças?

Contudo através da leitura do texto sobre o tema no site,o mesmo me esclareceu e confirmou a hipótese que eu tinha sobre o assunto que não é propriamente um jogo de computador ou de videogame que vai fazer com que um jovem ou criança cometa um crime ou uma violência mais sim,estes já trazem consigo as suas angustias,medos,frustações,entre outro,e extravassam no jogo tudo o que sentem mais não têm a oprtunidade de expressar com seus familiares e amigos.A seria interessante pensarmos se os pais e nós educadores não colocamos a culpa nos jogos eletronicos como uma forma de minimizar a nossa dificuldade em lidarmos com as nossas crianças e jovens?

Peço que ,quem tenha mais referências bibliográficas sobre o tema possa esta divulgando no comentário para que eu possa ler e assim me aprofundar mais sobre o mesmo.


Mais deixo a dica da leitura desde texto e do livro que serve como referência.

Abaixo só uma parte do texto que acabei de comentar.


Os jogos produzem comportamentos violentos?



O cotidiano atual do mundo adulto é composto por jornadas de trabalho abusivas, que exigem dos pais, para que estes proporcionem para seus filhos uma vida confortável no âmbito financeiro, uma dedicação exaustiva a seus empregos, que causa uma grande ausência dos mesmos no dia-dia das crianças. Deixando estes sozinhos no que tange a construção de valores, de referências para o comportamento deles diante da sociedade. E em meio a esta carência familiar estes indivíduos produzem suas condutas através do que se apresenta em seus contextos, principalmente, a partir do grupo de amigos nos quais se inserem. Permitindo, então, a produção de condutas agressivas, já que normalmente utilizam este comportamento para externar a insatisfação, a angústia de não ter a presença, a afetividade dos pais em suas vidas, sendo então a violência uma forma de linguagem. Como afirma Lynn Alves:



"Os sujeitos que utilizam a violência enquanto linguagem podem estar sinalizando a necessidade da mediação dos adultos, já que o contato com os seus familiares está cada vez mais esparso, devido às necessidades de ordem econômica, que tem levado os adultos (e até alguns jovens) a longas jornadas de trabalho para manter o orçamento familiar."(ALVES, Lynn. 2004. Pág. 2).



Como também um comportamento transgressor pode se apresentar, porque o adolescente, a criança sofre violências físicas ou simbólicas, ou até mesmo abusos sexuais. Ou seja, uma conduta agressiva, geralmente, acontece quando há alguma situação na vida dos garotos e das garotas com raízes mais problemáticas. É ingênuo, então, atribuir culpa aos jogos eletrônicos. Pois, é difícil conceber que alguém que teve uma educação construída a partir de uma mediação plena dos pais venha a ter uma identidade tão violenta como imaginam, por causa de jogos.



O que o jogo permite de fato, na maioria das vezes, é uma forma de extravasar sentimentos, medos, angústias, frustrações é uma verdadeira válvula de escape, uma catarse. Pois, o individuo, através da fantasia que este ambiente proporciona o utiliza de modo terapêutico. Ou seja, o que é considerado violento é na verdade uma forma de externar esta conduta sem prejudicar os outros e nem a si próprio. Portanto, é leviano incriminar os jogos eletrônicos pelo comportamento transgressor que a criança ou o adolescente venham a apresentar.



Referência:



ALVES, L. R. G. Jogos Eletrônicos e Violência: um Caleidoscópio de Imagens. Revista da FAEEBA. Salvador: no prelo.

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