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sábado, 27 de março de 2010

REALIDADE////VERDADE////EDUCAÇÃO.

oi pessoal ..........nessa semana foi pedido pela professora Salete da matéria EDC-287 Educação e Tecnologias Contemporâneas que a turma lê-se o texto A Práxis Pedagógica Presente e Futura e os Conceitos de Verdade e Realidade Frente às Crises do Conhecimento Científico no Século XX da professora doutora Maria Bonilla.
REFERÊNCIA DO TEXTO:BONILLA,Maria Helena Silveira.A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX.IN:PRETTO,Nelson de Lucca.Tecnologias & novas educações.Salvador:EDUFBA,2005.


Nesse texto a autora discute sobre as mudanças qua a nossa sociedade está passando em todos os aspectos politíco,econômico,cultural,entre outros.E segundo Bonilla,essas transformações ocorrem quando há uma mudança na idéia geral de ordem,ou seja,idéia de ordem é entendida como as verdades que os individuos possuiam e possuiam sobre a realidade a sua volta.Após essa afirmação,a mesma faz uma viagem histórica sobre as diferentes idéias de ordem da humanidade,como por exemplo,no mundo Medieval,em que se pensava "(...)que o Universo era um organismo simples e que a relação do homem com a natureza era contemplativa"(Bonilla;p.72;2005).Já na Era Moderna(Séc XIX) a realidade para os indivíduos se apresenta como racional,pura,fragmentada,simplificada e o conheciemento passa a ser somente um instrumento ,com qual o homem manipula e domina o seu real.E a ciência,se constitui como único caminho para a verdade sobre a realidade,e além disso a mesma trouxe a certeza do desenvolvimento e progresso.

Contudo,no século XX essa ordem de pensamento foi sendo questionada e posta em dúvida,com isso,a noção de verdade e realidade que o homem possuia começou a sofrer novas modificações e o que levou a uma nova "cosmovisão"(termo retirado do texto).

"Nesta nova cosmovisão,a relação do homem com a natureza é considerada interativa,estando base do conhecimento no movimento das relações,um movimento que cria e desfaz continuamente,uma dinâmica de aparecer/desaparecer,de virtualização/atualialização/virtualização,um constante de devir." (Bonilla;p.73;2005).
Assim,neste novo século que se inicia o homem,vem percebendo através dos seus questionamentos e dúvidas sobre as verdades absolutas que a ciência proclamava que a contrução do saber sobre o nosso real é feito por meio de tensões,reconfigurações,articulações,entre outros,pois o conhecimento e a nossa relação com ele é COMPLEXO.
A partir desse novo olhar,sobre o saber :
"A questão não é a de verificar se as coisas são verdadeiras ou falsas e sim considerar que podem ser verdadeiras e falsas,ou nem verdadeiras nem falsas."(Bonilla;p.77;2005)
E nessa realidade é que a educação está inserida,mas o que a própria Bonilla ,aponta que a escola está fechada para essas transformações na nova forma de criar,analisar e relacionar com o conhecimento.Contudo segundo Bonilla:
"(...)precisa ocorrer uma transformação na sala de aula.Não basta apenas melhorar o que está posto,é necessário que ocorra uma transformação profunda,que incorpore as novas formas de ser,de pensar e de agir que estão emergindo na contemporaneidade,principalmente com a presença das tecnologias da informação e da comunicação,tanto na vida de fora como de dentro da escola."(Bonilla;p.78;2005).
Resumindo, o que o texto de Bonilla quis nos passar para refletirmos é que ,educadores a sociedade e cada um de nós ,nos transformamos e que é necessário que estejamos abertos para analisar e trabalharmos com o pensamento complexo,além disso com o SER HUMANO COMPLEXO,que possui como subjetividade,emoções,desejos e acima de tudo A INCERTEZA.

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